Resumao Do Bicudao
1051 palavras
5 páginas
Estado: Parece deter a chave para o desenvolvimento econômico,para a segurança social,para a liberdade individual e através da sofisticação crescente das armas para a própria vida e a morte.O Estado é neutro?
O príncipe/homem não deve manter sua palavra sempre,ser leal,sincero,etc,mas deve aparentar tê-las,deve ser virtuoso e fazer a manutenção do estado. Em algumas situação deveria mentir/ser impiedoso,dessa forma o estão NÃO é neutro pois algumas decisões a ética social não aprova.
O Estado defende uma classe social?
O estado é a representação da vontade dos homens. A classe social que estiver no poder do estado é que sempre vai ter seus interesses defendidos.
Qual a interferência da sociedade em decisões políticas? para Maquiavel o príncipe detém o poder e não pode ter o povo contra ele,ele governa para o povo e para Hobbes o soberano/governo era um representante do povo. A sociedade Interfere na maneira de governar.
Estado do Bem Comum: o governo serve aos interesses da maioria,serve o povo,o povo elege pessoas para servir o próprio povo
- fim das pessoas singulares que existem na comunidade,é o bem ou propósito do próprio indivíduo que a compõe.
- "o maior bem possível para o maior número possível de pessoas".
Outra definição do bem comum, como o objetivo por excelência do Estado, requer uma admissão de direito fundamental do indivíduo na sociedade,ou seja,o direito de todos à oportunidade de livremente moldar sua vida por ação responsável, em busca de virtude e de acordo com a lei moral.
Igreja x Sociedade: a Igreja católica garantia não só a unidade religiosa, mas também a política e a cultural. Com o controle da fé, ela ditava a forma de nascer, morrer, festejar, pensar, enfim, de todos os aspectos da vida dos seres humanos no mundo medieval.
A lei divina é eterna, imutável (como o próprio Deus), perfeita, igual para todos, inscrita na consciência dos homens e revelada em todos os tempos (de acordo com a capacidade e compreensão dos homens).
Maquiavel