REFER NCIAL TE RICO
Acessibilidade dos portadores de necessidades especiais nos âmbitos sociais
Dificuldades encontradas pelos portadores de necessidades especiais nos diversos âmbitos sociais
A inserção de pessoas portadoras de necessidades especiais no âmbito social ainda se encontra um tanto prematura, mas contando que existem movimentos que buscam reivindicações e melhorias do direito de inclusão social, essa questão vem se vigorando com o decorrer dos tempos (MACIEL, 2000) Assim são tomadas medidas fundamentais que buscam integrar pessoas que são socialmente excluídas por possuírem algum tipo de deficiência, tais medidas são: A integração no mercado de trabalho, a acessibilidade no transporte coletivo, a adaptação de escolas e o cumprindo das legislações que amparam essas pessoas (MACIEL, 2000).. Desse modo convém a todos que visam essas melhorias, buscarem seus direitos, para que os mesmo se concretizem de forma que possam ser notadas pela sociedade (MACIEL, 2000).
De acordo com os autores BENFICA; PEREIRA e ALVES. “Discriminar, julgar e excluir são representações e práticas sociais que se tornam a cada dia, mais agressivos e opressores de uma minoria que não se encaixa segundo uma massa nos padrões ou modelos pré- determinados pela sociedade”. Sendo assim pessoas que se jugam superior por não possuírem nenhuma deficiência, não aceitam que os mesmo tenham benefícios que irá inseri-los dentro da sociedade, porque para eles pessoas deficientes não se encaixam no contexto exigido por tal sociedade.
A INTEGRAÇÃO DOS PORTADORES DE NESSECIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO
A integração dos Portadores de Necessidades especiais no mercado de trabalho é um processo que vem crescendo a mais de 14 anos no Brasil, no entanto essa integração só começou a crescer a partir de leis criadas com o intuito de assegurar os direitos dessas pessoas, pois se não houvesse tais leis muitas vezes os mesmos não teriam valor atribuído a tal serviço (TANAKA; 1996 e MANZINE;