A Caverna dos Sonhos Esquecidos
HERZOG, WERNER. A caverna dos sonhos esquecidos. Filme. Produção de Erik Nelson e Adrienee Ciuffo. Direção de Werner Herzog. Canadá/EUA/Alemanha/Inglaterra/França. 2010. 90 min. Documentário.
No final de 1994, três exploradores procuravam correntes de ar que indicassem a presença de cavernas em rochedos da região de Ardèche no sul da França. Durante as buscas, encontraram uma pequena corrente de ar entre as rochas, começaram a remover as pedras em torno e revelaram uma pequena fenda. Esta fenda os levou a uma das maiores descobertas da cultura humana, trata-se da Caverna de Chauvet, como foi nomeada. Este nome foi dado em homenagem ao seu principal descobridor, Jean-Marie Chauvet.
Superando desafios técnicos, o cineasta Werner Herzog, junto com uma pequena equipe de profissionais, apresenta pela primeira vez esta descoberta, que tem em média 32 mil anos de idade e aproximadamente 400 metros de comprimento.
Intocada e lacrada pela natureza por todos estes anos, a Caverna de Chauvet contém as mais antigas obras de arte já encontradas pelo homem. Esta obstrução ocasionou um clima favorável para a preservação das mais belas expressões artísticas que se encontram estampadas nas paredes da caverna.
Há também belíssimas estalagmites, estalactites que foram moldadas pelas águas nas cavidades da caverna.
É impressionante a qualidade das figuras nela presentes, na grande maioria são animais como cavalos, bois, rinocerontes, bisões. Em algumas figuras observa-se a intenção dos artistas em transmitir movimento.
Além dos animais existe também diversas impressões de mãos, e apenas uma única representação de um corpo feminino.
Em uma das paredes da caverna se encontra a pintura de uma sequência de cavalos que leva o nome de Painel dos Cavalos. Nos arredores deste painel existe pinturas sobrepostas de outros animais. Através de testes de carbono, foi diagnosticado estes desenhos poussuem uma diferença de 5 mil anos entre eles.