histologia
INTRODUÇÃO À HISTOLOGIA
HISTOLOGIA DO TECIDO EPITELIAL 1
ESTUDO DIRIGIDO
DIFERENCIE OS TIPOS DE CÉLULAS E CONCEITUE TECIDO.
R: eucarionte pode ser dividida em atissuladas que contem ;partimentação porem não tem especialização suficiente para formar tecido. Ex: Fungos. E tissuladas representadas pelas células animais e vegetais que contem especialização suficiente para formar tecido. As células procariontes são menos são menos especializadas e não conseguem realizar funções especificas somente funções básicas, são células primitivas. Tecido nada mais é um arranjo de células com funções e morfologias especificas e só contem essas características por que se intercomunicam por meio de impulso nervoso e por pequenas moléculas.
QUAL O OBJETO DE ESTUDO DA HISTOLOGIA, E A EVOLUÇÃO DESTA CIÊNCIA RELACIONADA AO MICROSCÓPIO?
R: microscopia é a ciência que estuda e realiza aplicações utilizando o microscópio para observar objetos, células, entre outros; com dimensões invisíveis a olho nu (0,1 mm). A história do microscópio começa com o fabrico das primeiras lentes óticas, através do polimento de vidro, pelo Fiorentino Sabino D’Amato em 1285. A idéia de combinar lentes para aumentar o tamanho dos objetos mais pequenos data de 1590 e deve-se a Zacharias Janrren, sendo o primeiro microscópio por ele desenvolvido capaz de uma ampliação de cerca de 30x. A capacidade de ampliação foi aumentando conforme o aperfeiçoamento da lente.
QUAIS SÃO OS TECIDOS FUNDAMENTAIS E SUAS CARACTERISTICAS GERAIS?
R: Epitelial: constituído de células com formato variado, ou seja, poliédricas justapostas, com substancia extracelular entre elas e unem-se por meio de funções intercelulares garantindo a comunicação e vedação de uma célula com outra, se organizam em folhetos que revestem a superfície externa e as cavidades do corpo ou que organiza em unidades secretoras. Tendo principais funções de revestimento, absorção de moléculas, percepção de estímulos,