A Casa Bola
A ideia inicial era fazer uma casa mais livre, sem paredes ou divisões. Resolveu então reproduzir o tipo de apartamento mais procurado pelas imobiliárias, com suítes, lavabo social, quarto de empregada, etc., num esquema de vida bem convencional.
O interior da casa lembra muito uma nave espacial ou uma embarcação, por ter seus espaços pequenos, parecendo cabines, com escotilhas. Quase todo o mobiliário é feito de concreto branco, assim como a casa bola.
A Casa-Bola foi construída sem projeto, sendo ela a maquete experimental que ensejou a pesquisa. O intuito era liberar o chão da cidade para novos usos e viver nas alturas em redomas. Inicialmente construída para abrigar uma família de um casal e dois filhos, quando a obra foi concluída, em 1979, o que era para ser apenas maquete, virou casa, e a família, que então já tinha mais um membro, foi morar na Casa-Bola. O andar térreo, ainda no edifício sobre onde a bola está posicionada, é destinado mais para a área comercial. Conta com loja, escritório, além dos aposentos de empregada, cozinha, dormitório e banheiros. Já nos pisos da bola, o programa é todo residencial, com salas de TV, estar, dormitórios, banheiros, cozinha e jardins.
Já foram realizadas construções de duas casas-bola, a primeira,