A carta
Quando os portugueses desembarcaram tiveram o primeiro contato com os índios que moravam aqui e que viviam de um jeito bem diferente do que esses navegadores portugueses estavam acostumados. Os índios não conheciam coisas que eram comuns na Europa naquela época, como as roupas e o espelho, por exemplo.
A prática de escambo teve início paralelamente ao primeiro contato entre essas culturas tão diferentes. Os portugueses ofereciam quinquilharias sem importância e valor aos índios e como retribuição receberam arcos, cocares.
Durante esses primeiros contatos, Pero Vaz de Caminha suspeitou da existência de metais preciosos nas terras recém descobertas. Os índios, quando viam objetos de ouro ou prata, logo começavam a apontar para o interior das terras. E Caminha achava que essa atitude poderia ser um sinal de que ali haveria tais riquezas.
Ao longo da viagem os portugueses realizaram algumas missas celebradas por Frei Henrique, e Caminha notou que os índios acompanhavam e inclusive participavam da celebração ,por tamanha inocência que portavam.E assim se deu a idéia dos portugueses em expandir a fé católica sobre os índios.
E nesse texto resumimos segundo os relatos de Cabral em sua carta à primeira semana de convivência entre os índios e os brancos após o descobrimento do