Guerra civil
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS HISTORIA ECONOMICA GERAL
COMENTÁRIO CRÍTICO QUE ARTICULE O CONTEÚDO DO TEXTO “CAPITALISMO MONOPOLISTA” DE PAUL M. SWEEZY/ PAUL A. BARAN E O FILME “GANGUES DE NOVA YORK”.
TUILA SOARES INFURNA
SEROPÉDICA, RJ
Abril, 2013 O filme “Gangues de Nova York” tem como tema histórico a chegada de dos imigrantes à América e os choques destes imigrantes com os norte-americanos e aborda ainda parte do inicio da Guerra Civil dos EUA.
Em contraste com o texto "Capitalismo Monopolista" de Sweezy/Baran essa questão da imigração, passou a existir no decorrer do século XIX. Um sistema havia se formado para suprir a enorme procura de trabalho gerada por uma economia em ritmo acelerado de expansão e industrialização. Os níveis mais baixos da escala econômica foram ocupados por imigrantes, sua maior parte era originária da Europa. A questão da imigração é bem abordada mostrando como havia de fato preconceito por parte dos americanos não só em relação aos imigrantes, mas também aos negros. O texto se inicia argumentando que o preconceito em relação aos negros se constitui de uma herança do sistema de escravidão, entretanto, sofreu modificações ao longo do tempo; ele implica na discriminação, segregação e um status econômico inferior no caso em relação aos brancos americanos e isso, acabava se dando também no caso dos imigrantes. Havia grande hostilidade por parte dos americanos logo, ocorriam algumas vezes massacres de imigrantes, isso fazia com que retardasse a mobilidade vertical dos grupos de estrangeiros. De acordo com o texto existiam duas causas que impediram que essa mobilidade ascendente acabasse por completo. De um lado havia a procura em ritmo crescente e acelerado por mão de obra qualificada que só poderia ser suprido por pessoas que possuíssem nível superior e, do outro lado essa chegada continua de novos grupos de