Guerra Civil
A Guerra Civil Espanhola foi um conflito armado ocorrido na Espanha entre os anos de 1936 e 1939
O clima político e social na Espanha na primeira metade da década de 1930 era tenso e recheado de conflitos entre esquerdistas e nacionalistas.
Mas a guerra teve inicio quando em 18 de julho de 1936, o general Francisco Franco comandou o exército espanhol num golpe de estado contra o governo democrático e Segunda República Espanhola.
Porém, o golpe não foi bem sucedido e a Espanha ficou dividida entre falangistas e republicanos.
Os falangistas conseguiram apoio militar dos regimes nazismo da Alemanha e fascismo da Itália, que estavam interessados em implantar um regime fascista na Espanha e combater o crescimento do movimento socialista no país. Já os republicanos contaram com o envio de armas e equipamentos bélicos da União Soviética.
A guerra civil provocou milhares de mortos e muita destruição. Perseguições e execuções eram frequentes e patrocinadas por ambos os lados.
Além disso houve um bombardeio na Guernica que foi um ataque para testar aviões de guerra e ganhar experiências no combate aéreo.
O bombardeio ocorreu em 26 de abril de 1937.
O painel intitulado Guernica, pintado por Pablo Picasso, mostra a crueldade do ataque aéreo sobre os civis da cidade espanhola.
A guerra só terminou após quase três anos de conflito, terminou com a vitória dos falangistas que conseguiram derrubar o Governo Republicano do poder.
Francisco Franco assumiu o poder em abril de 1939, implantando um regime ditatorial de direita na Espanha.
Grupos da guerra:
- Falangistas
De tendência fascista e comandados pelo general Francisco Franco, tinham como objetivo eliminar o crescente movimento comunista na Espanha. Tiveram o apoio dos setores tradicionais e conservadores da sociedade espanhola (Igreja, Exército e grandes proprietários rurais). Contam também com a ajuda militar da Alemanha nazista e da Itália fascista. Tinham por