Questionário respondido de serviço social
Na Perspectiva Endógena a origem do Serviço Social está relacionada à evolução, organização e profissionalização da caridade e da filantropia, das damas de caridade emergentes na Igreja Católica, através do humanismo cristão, enfocando, sobretudo, questões de natureza moral e orientação conservadora baseada no Neotomismo.
Os autores que defendem essa tese apoiam-se na ideia de evolução das primeiras formas de ajuda, desde a Antiguidade até a cientificidade da filantropia que dá origem ao Serviço Social. Esses autores colocam em evidência a história do Serviço Social num evoluir nem sempre tranquilo tendo mantido inalterado o objetivo da coesão social no qual seus conhecimentos e experiências estão a serviço dos indivíduos, dos grupos, das comunidades e da sociedade cujo objetivo final é a modelação do comportamento humano.
Os dois fatores que contribuíram para a evolução da ajuda e consequentemente da legitimação do Serviço Social foram: a industrialização, que ela chamou de fatores imediatos (sociais, econômicos e políticos) e os fatores técnicos, com a introdução da Ciência.
2) Discorra sobre a perspectiva crítica e como ela explica o surgimento do Serviço Social.
A perspectiva histórico-crítica enfoca o trabalho e o modo de produção capitalista, como o berço da profissão, a profissão é entendida como subproduto da síntese dos projetos político-econômicos, e está situada na sociedade capitalista como um elemento que participa da reprodução das relações de classe e da contradição nelas existente.
Assim, o surgimento do Serviço Social como profissão, vincula-se à emergência da “questão social”, a “questão social” está atrelada aos conflitos da relação capital/trabalho (NETTO, 1992, p.13).
No Brasil, segundo Iamamoto, o Serviço Social surge no início da década de 1930 através do movimento de “reação católica”, e “é respaldado em uma vasta rede de organizações