A caracterização da violência contra deficientes
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A VIOLÊNCIA PRESENTE NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE 4
2.2 CONCEITO DE DEFICIÊNCIA 4
2.3 VIOLÊNCIA E DEFICIÊNCIA: NEGLIGÊNCIA, MAUS TRATOS E ABUSO SEXUAL.......... 4
2.4 VIOLÊNCIA: UM PROBLEMA GLOBAL DE ORDEM PÚBLICA............................5
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
REFERÊNCIAS............................................................................................................7
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade apresentar o tema: A caracterização da violência na questão da pessoa com deficiência.
Através de uma produção textual acerca de pesquisas relacionadas, analisaremos à violência presente no âmbito social em que vive o portador de deficiência.
DESENVOLVIMENTO
O que é violência?
Em sentido extenso é qualquer conjunto de comportamentos que causem danos a outra pessoa, ser vivo, ou objeto. Há privação da integridade física ou psicológica, e até mesmo da vida do outro É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violenta (que por sua vez deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa ou ente.
1 A Violência presente na história da humanidade
A manifestação da violência é um fenômeno presente na história da humanidade: Guerras violentas; “Descobrimentos” embasados em atos de dominações e posse, que escravizaram várias civilizações; intolerância e fundamentalismo religioso, que colocaram fim à vida de várias pessoas condenadas por bruxaria; manifestação do racismo nazista, pautadas no preconceito contra judeus, negros, gays, pessoas com deficiência... Tudo isso pode ser considerado como exemplo de que a