Sono e vigilia
O presente trabalho vem trazer uma breve exposição sobre sono e vigília.
Basicamente o sono está estreitamente ligado com a incosciência, isto é o período que não podemos responder conscientemente à estímulos. O contrário da vigília que é o período de todo tipo da atividade física humana.
São temas bastante complexos por envolverem certas fases, e de todo jeito se relacionam com o bem estar e manutenção do corpo, e do seu bem estar.
O ciclo sono-vigília é um ritmo circadiano, isto é, em condições naturais este ritmo apresenta sincronização com fatores ambientais e oscila com um período de 24 horas.
A alternância do dia-noite (claro-escuro), os horários escolares, os horários de trabalho, horários de lazer, as atividades familiares, todos são fatores exógenos que sincronizam o ciclo sono-vigília.
Palavras-chave: Sono, vigília, consciência, inconsciencia
SUMÁRIO
PÁGINA
1 INTRODUÇÃO 5
2. CAPÍTULO 2 Sono 6
2.2 O sono NREN 6
2.3 O sono REN 7
2.4 Disturbios do sono 7
2.5 Conselhos para dormir melhor 7
3. CAPÍTULO 3 Vigília 8
3.1 Substâncias envolvidas na vigília....................................................................8
3.2 Entendendo a fisiologia da vigília...................................................................8
4.CONCLUSÃO...................................................................................................9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O ciclo sono-vigília é um estado comportamental complexo e um dos grandes mistérios da neurociência moderna. A identificação do sono com movimentos oculares rápidos (REM), em 1953,por Aserinsky e Kleitman, inaugurou o entendimento do sono. A descoberta, em 1998, dos peptídeos hipotalâmicos hipocretinas e seus papéis no ciclo vigília-sono e na fisiopatologia da narcolepsia-catapelxia redimensionou o hipotálamo no controle do ciclo sono-vigília, anteriormente atribuído apenas a estruturas