Ciclo Sono-vigília
INTRODUÇÃO
O ciclo sono-vigília é um ritmo circadiano onde o dualismo dia-noite (claro e escuro) regula os ciclos biológicos dos seres vivos de forma padronizada. Dentro deste ciclo biológico de 24 horas, nós seres humanos organizamos nossas vidas dividindo-o em horários de trabalho, de estudos, de lazer, de atividades familiares e entre outras, horário para o sono. Em média, as pessoas dormem cerca de 8 horas por noite.
O sono é um estado de consciência alterado, onde a atividade cerebral está menos ativa que no estado de vigília, mais lenta e mais sincronizada, produzindo padrões de ondas em até quatro estágios, que variam entre ondas alfa (logo antes de dormir), beta (estágio 1), teta (estágio 2) e delta (estágios 3 e 4).
Na vida diária o sono interfere no humor, no desempenho, na atenção, na disposição, no raciocínio e nos aspectos cognitivos que relacionam uma pessoa ao seu ambiente. Ele tem as funções de descansar o organismo, restaurar os tecidos lesados, liberar os hormônios responsáveis pelo crescimento e fortalecer o sistema imune. Nesse processo também está envolvido o fortalecimento das conexões neurais que favorecem a aprendizagem. Além do mais, é durante o sono que ocorrem os sonhos - estado de consciência onde fantasias parecem ser realidade - que favorecem a consolidação da memória.
Visto que a boa qualidade do sono é fundamental a todos, construimos um teste psicológico que mensura a qualidade do sono, baseado em questionário descritivo e qualitativo.
MÉTODO
Colaboradores: Participaram como colaboradores trinta estudantes universitários do terceiro/quarto ano acadêmico da Universidade Paulista, campus Tatuapé, de diferentes cursos, entre 19 e 48 anos, de ambos os sexos.
Instrumento: Foi utilizado como instrumento um questionário com quinze questões alternativas de múltipla escolha referentes quantidade de horas de sono diária, consequências da qualidade do sono, desempenho