A Capoeira suporte na formação de indivíduos
A Capoeira hoje funciona como suporte na educação e formação de indivíduos. Ela tem um papel fundamental no combate contra a violência, a marginalidade, ao vício e as drogas. Atua como meio de recuperação e reintegração de pessoas à sociedade, aumento de autoestima e, também é empregada como terapia e filosofia de vida.
As aulas são direcionadas no sentido de imbuírem em seus alunos senso de responsabilidade, disciplina, cooperativismo e, principalmente, humanitarismo. Adultos e crianças trocam conhecimentos no sentido de se auto desenvolverem tornando-se pessoas melhores, em corpo e mente sã.
A Capoeira é uma construção social que extrapola conotações que tentam acomodá-la em dimensões fechadas, o que requer do educador, além de competência técnica, um compromisso político. A proposta é que a luta da capoeira se transforme, na escola, numa pedagogia de luta, em que a formação profissional se torne imprescindível para o sucesso do educador no desempenho do seu papel e que a referência principal do ensino-aprendizagem seja o aluno e não a capoeira por ele praticada.
A ludicidade constitui-se num dos elementos preponderantes da capoeira, e pode servir como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. A capoeira é uma atividade em que o jogo, a luta e a dança se interpenetram, o que a diferencia de outras modalidades de luta, refletindo o sentido de uma atividade descomprometida, à vontade, sem objetivos práticos e imediatos.
O corpo, também preparado para ataque e defesa, absorve os fatores positivos da movimentação. A mente envolta na música e na dança encontra o equilíbrio para fugir da onda de estresse que atormenta e adoece as pessoas.
Referencias bibliográficas:
Site: grupo capoerê (capoerê.com. BR), You tube