A busca do ajustamento e da produtividade
Preocupar-se com o próprio ajustamento é um tipo de iniciativa que dura a vida inteira, uma vez que não termina nunca a busca do homem rumo aquilo que de melhor possa vivenciar, viver de acordo com a sua própria maneira de ser.
TENDENCIAS INATAS
Todas as teorias que tratam do ajustamento do ser humano mostram estar em vias de abrir-se para além das fronteiras habituais e aceitar. As preocupações, as ansiedades e as angústias não deverão inquietar, por muito tempo, aquele que busca seu ajustamento, pois ele lutara com todas as suas forças para livra-se. Isto é absolutamente característico de uma vida saudável. Em condições normais, é natural que cada um busque seu próprio e melhor ajustamento, o que significa ser feliz. Fromm fala sobre a importância do fato de que as vocações para o ajustamento e a produtividade são inatas no homem, inerentes a sua própria, natureza, e que, quando não estão sendo procuradas as pessoa abriram mão de estar sendo aquilo que é especialmente característico da própria natureza humano, dentro dessa busca, cada um se deixa envolver como um todo, não somente no tocante aos seus recursos intelectuais, mas também se serve dos seus sentimentos, emoções e da sua sensibilidade, concretizando esse ajustamento em todos os campos daqueles empreendimentos q se almeja. Dessa forma o ajustamento pode ser considerado como normal quando as necessidades humanas são satisfeitas dentro das exigências impostas pela própria natureza humana. Há necessidade de busca do ajustamento nasce com a pessoa e perdura por toda a sua vida.
COMO CADA UM BUSCA O SEU AJUSTAMENTO
Cada tipo de comportamento do ser vivo pode ser classificado como apropriado ou não ao seu próprio ajustamento. Esse comportamento tem grande importância e deve ser levado em consideração caso esteja disposto a compreender, não só a si mesmo, como também aos demais com os quais se convive. O primeiro e muito importante passo na