DRI - Dinamica de Relações Interpessoais
DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
CLIMA ORGANIZACIONAL
INTRODUÇÃO
O conceito de motivação – no nível individual – conduz ao clima organizacional – no nível da organização.
Os seres humanos estão continuamente engajados no ajustamento a uma variedade de situações, no sentido de satisfazer suas necessidades e manter um equilíbrio emocional.
Isso pode ser definido como um estado de ajustamento. Tal ajustamento não se refere somente à satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança, mas também à satisfação das necessidades de pertencer a um grupo social de estima e de auto-realização.
A frustração destas necessidades causa problemas de ajustamento.
Como a satisfação dessas necessidades superiores depende particularmente daquelas pessoas que estão em posições de autoridade hierárquica, torna-se importante para a administração compreender a natureza do ajustamento e do desajustamento das pessoas.
O ajustamento varia de uma pessoa para outra e dentro do mesmo indivíduo, de um momento para outro. Um bom ajustamento denota “saúde mental”. Uma das maneiras de se definir saúde mental é descrever as características de pessoas mentalmente sadias.
Essas características básicas são:
Sentem-se bem consigo mesmas.
Sentem-se bem em relação às outras pessoas.
São capazes de enfrentar por si as demandas da vida.
CLIMA ORGANIZACIONAL DENTRO DAS EMPRESAS
Com isso, o termo “clima organizacional” caracteriza o ambiente interno existente entre os membros da organização e está intimamente relacionado com o grau de motivação dos seus participantes. Quando há elevada participação entre os membros, o clima motivacional se eleva e se traduz em relações de satisfação, animação, interesse, colaboração, etc.
Todavia, quando há baixa motivação entre os membros, seja por frustração ou barreiras à satisfação das necessidades, o clima organizacional tende a abaixar-se, caracterizando-se por estados de depressão, desinteresse, apatia,