Motivação
MOTIVAÇÃO EMPRESARIAL
ACADEMICA: Nilcéia dos Reis
PROFESSOR: Dílson Muniz
RESUMO
O objetivo deste texto é traçar um paralelo entre os postulados históricos da administração referentes ao comportamento e a motivação das pessoas no ambiente organizacional e a necessidade emergente de atribuir à gestão contemporânea de recursos humanos um enfoque prático na criação e manutenção de um clima organizacional altamente motivador.
Entender os fatores propiciadores de motivação e sua influência no comportamento dos trabalhadores é uma tarefa árdua e incessantemente discutida desde a antiguidade. A complexidade da gestão motivacional reside na unicidade da cognição humana, o que implica em estilos de comportamento e fatores motivadores diferentes.
A compreensão da dinâmica, cíclica, da motivação é essencial ao administrador que busque o alcance dos objetivos da organização e a realização das necessidades individuais de seus subordinados. O papel do líder na condução de pessoas e na construção de um ambiente percebido e desejado pelos funcionários é inerente.
PALAVRAS CHAVES: motivação, comportamento, fatores motivacionais.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de promover uma discussão sobre Motivação, no Curso de Administração, para avaliação da disciplina Técnicas de Negócios Internacionais. Para poder explicar como as pessoas se comportam, tornando-se necessário o estudo da motivação humana. Alguns autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento e utilizar a motivação como poderoso meio para melhora a qualidade de vida dentro das organizações.
2. MOTIVAÇÃO
A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa deslocar-se, mover-se. Motivação é a força, o impulso que nos move e direciona ao comportamento de busca à satisfação de uma determinada necessidade, por isso não