Saude mental
Introdução.
A área escolhida como campo de estágio foi a Saúde Mental. Realizado no Centro de Atenção Psicossocial que é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.
O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.
Sendo assim, este campo de estágio ofereceu todas as condições para que o mesmo fosse realizado com êxito, ajudando a contextualizar a teoria aprendida em sala de aula com a experiência prática que ocorreu in locus.
Portanto, o presente relatório tem por objetivo descrever as atividades realizadas no estágio e como tema central o conhecimento prático sobre os portadores de doença mental e sobre as patologias. Segue-se, então, o relatório sobre o exercício do estágio que teve seu objetivo alcançado. Destacando o que se foi observado na atuação do profissional da área de psicologia, assim como as atividades desenvolvidas pelo mesmo.
Relação Teoria e Prática
Eu estava dormindo e me acordaram. E me encontrei, assim, num mundo estranho e louco. E quando eu começava a compreendê-lo, um pouco, já era hora de dormir de novo! (Mário Quintana).
Este trabalho relata o quadro clínico de um paciente do qual foi feito um estudo de caso. Os dados apresentados foram obtidos por meio do prontuário e acompanhamento do mesmo no SERSAM. O paciente D. G. S. de 17 anos de idade, foi diagnosticado com