Saude mental
A saúde mental é um estado de equilíbrio entre uma pessoa e o meio em que vive, ou seja, está ligado ao bem-estar emocional e psicológico, à qualidade de vida, à capacidade de amar, trabalhar e se relacionar com outros, além de garantir ao indivíduo a participação no trabalho no meio econômico, jurídico, intelectual e social, fazendo com que ele seja capaz de usar suas próprias habilidades emocionais e cognitivas e seja capaz de enfrentar desafios e mudanças da vida cotidiana.
Pode-se dizer que a saúde mental envolve o ser humano nos fatores biológicos, psicológicos e sociais assim como na fase de desenvolvimento em que se encontra, ou seja, um equilíbrio dinâmico que resulta da convivência em grupo. Podemos observar isso na seguinte citação:
“... Saúde mental é um estado de boa adaptação, com uma sensação subjetiva de bem-estar, prazer de viver e uma sensação de que o indivíduo está a exercer os seus talentos e aptidões.”
(Caplin, 1989)
O indivíduo “mentalmente saudável” é aquele que sabe compreender que não é perfeito, que está bem consigo e com os outros, entende e aceita as exigências da vida, como por exemplo, que não pode ser tudo para todos. Sabe também ligar com emoções, sejam boas ou ruins, reconhece seus limites e quando necessário sabe buscar ajuda, possui autonomia e autodeterminação bem como também uma percepção apurada da realidade.
É importante destacar que não desenvolver uma doença mental não quer dizer que a pessoa possui uma boa saúde mental, por isso é de extrema importância o acompanhamento do comportamento de uma pessoa para assim conhecer o estado de sua saúde. Os psicólogos defendem que o acompanhamento da saúde mental deve ser feita a nível individual para observar a motivação da pessoa através de estímulos na auto-estima, a nível comunitário para que haja uma inclusão social e a nível oficial com planos estatais e acesso à saúde pública. A seguinte citação explica isso:
“delimitar os conceitos de saúde e