A busca da cidadania atraves das artes marciais
Joinville-SC
2011
1. Justificativa
As artes marciais vem sendo utilizada ao longo dos anos por antigos povos orientais como artefato para manter valores como disciplina e concentração, além de ajudar na formação do caráter individual de cada individuo, além dessas qualidades ainda a prática de artes marciais visam o equilíbrio psíquico e físico dando ao praticante tranqüilidade e deixando seu corpo ágil e apto a realizar muitas outras práticas esportivas, e ainda é aprendido técnicas especificas de defesas que podem ser usadas com sabedoria nas eventualidades que os dias modernos podem nos proporcionar.
2. Hipótese ou questões de pesquisa Durante a prática das artes marciais indagar o individuo para saber ter respostas de quais as melhoras que a prática de tal esporte resulta em sua vida, no seu comportamento, na sua qualidade de vida, tendo assim um resultado real das melhoras atribuídas à vida do praticante.
4.1 Objetivos Gerais
Resgatar valores que foram apagados com o passar do tempo através de influências de diversas artes marciais, melhorando a qualidade de vida do praticante em diversos sentidos.
4.2 Objetivos específicos
- Estimular e trabalhar a disciplina e o respeito mútuo.
- Proporcionar técnicas de combate e defesa de variadas artes marciais
- Contribuir para o crescimento pessoal e na melhora da qualidade de vida do praticante.
4 Fundamentação teórica
As artes marciais são praticadas mundialmente. É um tipo de luta que prima pela obediência, autocontrole e não usa nenhum tipo de arma. São disciplinas físicas e mentais codificadas em diferentes graus, que tem como objetivo um alto desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se ou submeter o adversário mediante diversas técnicas. Existem diversos estilos, sistemas e escolas de artes marciais. O que diferencia as artes marciais da mera