A Busca Da Beleza Ideal
Regina Abrahão *
Mas afinal, o que é beleza? Pressupondo que um conceito de tamanha subjetividade não deveria ser medido ou calculado, como justificar os procedimentos a que mulheres (e homens) de todas as idades e cada vez de mais classes sociais se submetem para enquadrarem-se nos rígidos padrões impostos pela modernidade?
Não saberia dizer ao certo desde quando esta obsessão pela perfeição surgiu. Lembro de já ter lido sobre espartilhos tão apertados que provocavam desmaios, faixas apertando os pés para estes não crescerem, argolas para alongar o pescoço, moças que comiam pouco ou nada na frente dos pretendentes para demonstrar delicadeza. Bárbaros costumes? Tanto quanto a retirada cirúrgica de costelas para moldar a cintura, ou de molares e pré-molares para afinar o rosto.
A neurótica busca da perfeição estética encontrou um campo fértil na pós-modernidade. Se tudo o que produzimos tem prazo de validade reduzido, porque conosco seria diferente? Para sobreviver nesta sociedade de ninfas, não bastam os valores culturais e intelectuais. Não por acaso, o aumento de cirurgias plásticas foi de 300% nos últimos nove anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, cirurgias que entes só eram feitas em pacientes a partir de 50 anos, agora são solicitadas já a partir dos 18. Correção de nariz, queixo, implante de silicone nos seios ou nádegas, sem falar na campeã absoluta, a lipoaspiração. (1)
A busca de beleza ideal cria seus monstros-filhos e os deixa pelo caminho. A anorexia, uma vez que pessoas belas são magras. Quebrando alguns mitos, anorexia não atinge só mulheres, de classe média ou classe média alta. Atinge pessoas de todas asclasses, 80% mulheres, principalmente adolescentes. Até 25% dos anoréxicos podem morrer. Bulimia, que pode ocorrer junto com a anorexia, e acontece em todas as idades. A vigorexia, que é a prática exagerada por exercícios físicos, ocorre mais com homens, em quaisquer idades. Dietas milagrosas, que