Esc Cia
Nos últimos dez anos, contudo, tanto a Escócia (em maior grau) quanto o País de Gales (em grau bem menor) passaram a ter uma maior autonomia administrativa e governamental, tendo suas próprias assembleias legislativas, governos regionais, e sendo responsável por várias de suas próprias leis e políticas públicas. Por exemplo, o País de Gales tem autonomia para fazer suas leis educacionais, ambientais, de saúde, de transporte e a respeito do governo local, enquanto a Escócia, além dessas áreas, tem também autonomia para fazer suas próprias leis civis e penais, de planejamento e instituir tributos adicionais.
O parlamento escocês é baseado em Edinburgo e a assembléia legislativa do País de Gales é baseada em Cardiff. O parlamento inglês, que é o mesmo da Inglaterra e do Reino Unido, fica baseado em Londres. O interessante dessa estrutura é que os residentes na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte podem escolher membros do parlamento britânico (baseado em Londres e que faz leis aplicáveis em todos os países, mas também leis aplicáveis apenas na Inglaterra), enquanto os residentes na Inglaterra não podem votar nas eleições da Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte.
Assim como a Escócia e o País de Gales, a Irlanda do Norte também tem seu legislativo e administrativo locais. Sua assembleia é baseada em Belfast.
Durante quase todo o século 20 a Irlanda do Norte teve quase total autonomia administrativa, mas o aumento da violência entre os separatistas (católicos/republicanos, que querem a independência) e unionistas (protestantes/monarquistas, que querem continuar parte do Reino Unido) durante a década de 60 acabou levando à perda dessa autonomia em 1972. Com a trégua que ocorreu a partir de 1998 (através do acordo chamado de 'Good Friday Agreement',