CSMA CD
Curso: TSI
CSMA/CA - Carrier sense multiple access with collision avoidance (Acesso múltiplo com verificação de portadora com anulação/prevenção de colisão) é um método de transmissão que possui um grau de ordenação maior que o seu antecessor (CSMA/CD) e possui também mais parâmetros restritivos, o que contribui para a redução da ocorrência de colisões em uma rede (máquina interligadas através de uma rede identificam uma colisão quando o nível de sinal aumenta no interior do cabo). Antes de transmitir efetivamente um pacote, a estação avisa sobre a transmissão e em quanto tempo a mesma irá realizar a tarefa.
Dessa forma, as estações não tentarão transmitir, porque entendem que o canal está sendo usado por outra máquina, porém, como já foi dito no parágrafo anterior, o tempo que as máquinas esperam para que possam enviar seus pacotes não é indeterminado ou aleatório, as mesmas irão saber quando o meio estará livre.
É uma forma eficaz de administrar e ordenar o tráfego de pacotes em rede de computadores tendo um impacto relevante no sentido de diminuir as colisões, entretanto é conveniente ressaltar que apenas transmitir a intenção de trafegar pacotes aumenta o fluxo, impactando, desta forma, no desempenho da rede.
Os dispositivos de uma rede (WLAN) devem sentir o meio para verificar alimentação (estímulo de RF acima de um certo limite) e esperar até que o meio esteja livre antes de transmitir.
As iniciais CD significam “Collision Detection”, quando surge uma colisão na emissão de pacotes de dados, o meio de transmissão fica inutilizado durante toda a transmissão dos mesmos.
Tipicamente a técnica CSMA/CD utiliza um algoritmo 1-persistente que é o mais eficiente sob o ponto de vista da utilização do meio de transmissão, em lugar de minimizar o número de colisões, tenta-se reduzir as suas consequências.
Nas implementações CSMA anteriores, quando ocorria uma colisão o meio de transmissão ficava inutilizado por um periodo de tempo igual