Tipos de redes Ethernet
A Ethernet padrão a 10 Mbps foi um revolução nas LANs, mas à medida que as aplicações de rede eram desenvolvidas, novas demandas por melhores taxas de transmissão surgiram. Assim surgiu o protocolo Fast Ethernet (100 Mbps) normatizado como IEEE 802.3u em Junho de 1995. Toda a idéia por detrás da evolução de 10 para 100 Mbps foi manter intacta a sub-camada MAC, o método de acesso CSMA/CD, o formato do frame, tamanhos mínimos e máximos e o endereçamento. A única mudança foi na duração do bit (bit time) de 100 nano segundos para 10 nano segundos.
Gigabit Ethernet 1000 Mbps
Os avanços mais recentes em aplicações de alta resolução, vídeo em tempo real, editoração digital e outros, resultaram no protocolo Gigabit Ethernet (1 Gbps) na norma IEEE 802.3z do ano 1998. Outra vez, a ideia principal por detrás da evolução Ethernet é manter intacta a sub-camada MAC. O padrão Gigabit tem duas opções para o método de acesso ao meio: modo half-duplex com CSMA/CD e modo full-duplex sem CSMA/CD. As implementações Gigabit Ethernet podem ser classificadas de acordo com a forma de conexão: dois ou quatro pares.
10Gigabit Ethernet 10.000 Mbps
O Comitê do IEEE criou o padrão 10 Gigabit Ethernet e o denominou padrão 802.3ae. Os objetivos do projeto podem ser sintetizados como:
Aumentar a taxa de dados para 10Gbps
Torná-lo compatível com Ethernet Padrão, Fast e Gigabit
Usar o mesmo endereço de 48bits
Usar o mesmo formato de frame
Manter os mesmos comprimentos máximo e mínimo de frame
Possibilitar a interconexão de LAN, com MAN ou WAN
O 10Gigabit Ethernet opera apenas em modo full-duplex, o que significa que não existe a necessidade de contenção CSMA/CD. Os padrões 10G para cabos de fibra óptica se dividem em duas categorias: os padrões de longa distância (40 Km), que utilizam cabos de fibra monomodo e os padrões de curta distância (10 km), que utilizam cabos de fibra multimodo e transmissores mais baratos.
40/100Gigabit Ethernet 40.000 Mbps /