Ethernet
Com a rápida evolução nos padrões de tecnologias de redes, as varias opções nos leva a pensar qual delas escolher para o em empresas de grande porte ou de pequeno porte. A rede ethernet é a mais utilizada no mundo todo, o que nos leva a acreditar que com ela a conexão entre maquinas se torna mais fácil com esse tipo de rede. A ethernet pode conectar maquinas entre si e também impressoras com alta velocidade, as três necessidades que leva ao uso da ethernet são: maior velocidade, maior facilidade de uso e padronização, por isso neste trabalho iremos ver quais são os usos desse tipo de rede, como elas são configuradas, etc.
1. ETHERNET
O padrão ethernet surgiu em 1972 nos laboratórios da Xerox com Robert Metcalfe.
Com uma rede onde todas as estações compartilhavam do mesmo meio de transmissão, um cabo coaxial; a configuração utilizada para esta conexão foi a de barramento, utilizava uma taxa de transmissão de 2,94 Mbps.(Dias e Junior, 2002, pg 3).
Em 1973, os pesquisadores Bob Metcalfe e David Boggs, do Xerox Corporation's Palo Alto Research Center (mais conhecido como PARC), e criaram e testaram a primeira rede Ethernet. Metcalfe tentava conectar o computador "Alto" da Xerox a uma impressora e acabou desenvolvendo um método físico de cabeamento que conectava os dispositivos na Ethernet. Ele também criou os padrões de comunicação em cabos. Desde então, a Ethernet se tornou a tecnologia de redes mais popular do mundo. Muitos dos problemas da Ethernet são parecidos com os problemas das outras tecnologias de rede. Compreender o funcionamento da Ethernet dará a você embasamento para entender as redes em geral.
Com o amadurecimento das redes, o padrão Ethernet cresceu para agregar novas tecnologias. Mas os mecanismos de operação de todas as redes Ethernet atuais se baseiam no sistema original de Metcalfe. O conceito original de Ethernet é: comunicação compartilhada por um único cabo para todos os dispositivos da rede. Uma vez que o dispositivo