Ethernet
Introdução 2
Ethernet 3
Fast Ethernet 4
Giga Ethernet 4
10 Giga Ethernet 5
Consideraçoes finais 6
Bibliografia 7
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será descrito sobre o assunto Ethernet do padrão IEEE 802.3 adotado no mundo inteiro, com um breve texto introdutório e em seguida apresentamos o primeiro modelo de Ethernet, ou seja, o modelo básico e suas peculiaridades.
O restante do trabalho é divido em tópicos com explicação técnica detalhada dos outros modelos que fazem parte da Ethernet: Fast Ethernet, Giga Ethernet e 10 Giga Ethernet, ou seja, o cabeamento utilizado, suas peculiaridades e a velocidade de transmissão.
ETHERNET
A tecnologia Ethernet foi criada pela Xerox em 1976, desde então foi evoluindo ate os dias de hoje. A Ethernet é uma rede de difusão de barramento com controle descentralizado, em geral operando em velocidades de 10 Mbps a 10 Gbps. Os computadores em uma rede Ethernet podem transmitir sempre que desejam; se dois ou mais pacotes colidirem, cada computador aguardará um tempo aleatório e fará uma nova tentativa mais tarde.
A especificação IEEE 802.3 é que trata da Ethernet e consiste em um cabeçalho de enlace e o cabeçalho de LLC (controle de enlace logico).O cabeçalho de enlace especifica o endereço de destino e o nó do remetente, junto com o comprimento de dados do quadro. O cabeçalho LLC aponta para o buffer de memoria do nó receptor onde o quadro de dados seria armazenado, o qual permite que as camadas superiores localizem os dados facilmente.
Ethernet básica
A Ethernet tem certa limitação de 10 Mbps em uma rede de computadores comparada a outros modelos de Ethernet, como por exemplo, a Fast Ethernet. Existem quatro tipos de cabeamento que são