Metro ethernet
O objetivo principal deste trabalho é apresentar, de forma sintetizada, a tecnologia Metro Ethernet, suas vantagens técnicas e estudos desde a criação do padrão Ethernet e sua evolução, até a implementação do Metro Ethernet sob a infra-estrutura de redes metropolitanas para sua utilização nas redes metropolitanas.
1 – Introdução
A versatilidade e escalabilidade do padrão Ethernet simplificam e reduzem os custos de manutenção e operação da rede, além de possibilitarem o desenvolvimento de novos serviços e produtos por parte dos fabricantes e operadoras. A tecnologia Metro Ethernet tem como base o protoco- lo Ethernet, amplamente consolidado nas redes atuais. Esse artigo trará os principais aspectos dos conceitos de Metro Ethernet e dos serviços envolvidos nessa tecnolo- gia(Serviços Metro Ethernet)
2 – Ethernet
3 – Metro Ethernet Redes Metro Ethernet têm inúmeras vantagens tanto provedores quanto para clientes em matéria de custos e qualidade. Produtos e equipamentos Metro Ethernet vêm sendo desenvolvidos no mundo inteiro. A Cisco, por exemplo, tem dedicado uma grande atenção para essa tecnologia. Por meio de um padrão bem estruturado e estudado, a
Metro Ethernet consegue integrar-se perfeitamente às redes das operadoras já instaladas, além de obviamente trabalhar em perfeita harmonia com novos padrões, como Gigabit Ethernet. Com grande aceitação da tecnologia pelo mercado, dificilmente Metro Ethernet não será um padrão de enorme sucesso e grande base de redes instaladas.
Por que Ethernet?
Metro Ethernet é um modo de utilizar redes ethernet em áreas metropolitanas é geograficamente distribuída. Esse conceito surgiu, pois, de acordo com alguns estudos, o tráfego de dados estaria superando o tráfego de voz nas redes metropolitanas, portanto seria mais interessante utilizar uma infraestrutura de transmissão de dados em vez de uma estrutura do tipo TDM (Time Division Multiplexing), criada para a transmissão de voz.A escolha da rede Ethernet