Beneficios da tecnologia Metro Ethernet no mundo corporativo
Portfólio
Tema: Benefícios da tecnologia Metro Ethernet no mundo corporativo
Henrique Abanca Uchôas
RGM: 23678039
Polo: UNICID
São Paulo
2015
Cada vez mais as empresas têm procurado por soluções de redes que tenham o menor custo e que possuam a melhor qualidade na sua prestação, garantindo interconexão entre suas redes espalhadas geograficamente e com a internet. As redes Metro Ethernet têm se mostrado a escolha ideal para estas empresas, simplesmente por propiciar fácil administração da rede, baixo custo, fácil interconexão e a possibilidade de dimensionamento diferenciado de banda.
Novos protocolos têm sido criados para gerar maior qualidade de serviço, segurança e robustez, aproximando as características de redes tradicionais.
Acessos Tradicionais
Muitas empresas estão acostumadas a lidar com circuitos tradicionais, para acesso à internet ou para comunicação entre unidades. Mesmo com tanta evolução, o acesso tradicional ainda é marcado pelas mesmas tecnologias, sendo elas LCPDs, links dedicados, acessos Frame Relay ou MPLS.
Existem diversas práticas para o acesso tradicional, que podemos dividir em faixas de velocidade.
Podemos utilizar em velocidades baixas (até 2 Mbps) modems digitais com cabos de par metálico. O link é ligado a um roteador com uma interface serial (geralmente um V35 e em alguns casos G.703).
Para velocidades pouco superiores, é normal utilizar links múltiplos de 2 Mbps, ou seja, um acesso de 4 Mbps será entregue em 2 links de 2Mbps, um acesso de 8 Mbps será entregue em 4 links de 2Mbps. Isso torna o acesso mais caro e cria dificuldades para o contratante, uma vez que necessitará de um roteador com mais portas para dar conta de todos os links contratados.
Há também uma faixa de velocidades pouco popular, os circuitos E3 (34Mbps). Este circuito é mais utilizado por empresas de grande porte e exige que a operadora instale toda uma estrutura de rede SDH ou rádio.