CSMA/CD
EDUARDO NUNES DOS SANTOS
GABRIELLY RABAQUIM
IVAN DA SILVA DE OLIVEIRA
LEANDRO FERREIRA NAPOLIÃO DA SILVA
FUNDAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES
SÃO PAULO
2013
EDUARDO NUNES DOS SANTOS
GABRIELLY RABAQUIM
IVAN DA SILVA DE OLIVEIRA
LEANDRO FERREIRA NAPOLIÃO DA SILVA
Trabalho apresentado ao Curso fundamento de redes de computadores, da Faculdade Flamingo. Orientador: Prof. Edson Labadessa.
SÃO PAULO
2013
REDES ETHERNET
Redes ethernet ultilizam uma técnica de acesso chamada de carrier sense multiple access with collision detect (CSMA/CD), o que permite aos dispositivos o compartilhamento homogêneo da largura de banda , evitando que dois dispositivos transmitam simultaneamente em um mesmo meio. A técnica CSMA/CD foi a solução encontrada para o problema de colisões que ocorriam quando pacotes eram simultaneamente transmitidos de diferentes dispositivos em um mesmo meio.
O funcionamento do mecanismo CSMA/CD é relativamente simples. No intervalo de tempo entre o término da transmissão de um pacote e a geração de novos, outros hosts podem utilizar o meio de comunicação para enviar seus próprios pacotes.
Quando um host deseja transmitir através da rede, ele primeiramente verifica se há presença de sinal no meio (cabo). Caso não seja constatada a presença de sinal (nenhum outro host transmitindo), o host inicia, então, sua transmissão. O host constantemente monitora o meio e, caso seja detectado outro sinal dele, um sinal de congestionamento é enviado, ocasionando uma pausa na transmissão de dados pelos outros hosts. Os hosts respondem ao sinal de congestionamento esperando um determinado intervalo de tempo antes de tentarem novamente o envio de dados. Após 15 tentativas sem sucesso (15 colisões), o time-out ocorrerá.
• CS