Valores éticos e estéticos
Seminário de Filosofia
1 INTRODUÇÃO:
O ser humano pode ser caracterizado de diversas formas. E uma delas, com certeza, é sua dimensão social em que se manifestam as posturas éticas e políticas, graças às quais podem ser construídas as relações sociais.
Nossa sociedade é tributária da sociedade grega e romana. Nossos padrões e conceitos ético-morais originam-se nessas duas sociedades. A reflexão ética, entretanto provém dos gregos. A ética que nós defendemos provém da idéia de valores. Essa, por sua vez desenvolveu-se a partir das indagações socráticas e das classificações aristotélicas.
Já a estética encontraremos no lúdico, na poesia, no imaginário, na beleza das formas e cores do mundo vivo. Trata-se de perceber a vida como matéria-prima no qual imprimimos formas, contornos, esculpindo valores, esculpindo à vida através da ética que nos compete como seres humanos, exercendo nossa condição de liberdade.
2 Ética
Tradicionalmente, a ética é entendida como um estudo ou uma reflexão cientifica ou filosófica sobre os costumes ou ações humanas. Pode ser o estudo das ações ou dos costumes de um tipo de comportamento. É uma ciência que estuda a liberdade humana e suas realizações praticas.
A ética é dividida em dois campos:
(1) refere-se a questões gerais e fundamentais como a consciência x liberdade, consciência-valor, lei, etc.
(2) são nos problemas específicos de aplicação concreta como os problemas de ética profissional, política, sexual, matrimonial, etc.
As questões de ética nos aparecem a cada dia; e sendo assim os valores éticos podem se transformar da mesma forma que a sociedade se transforma. A ética tem sido uma reflexão teórica com validade universal. Quanto a essa teorização há documentos importantes desde os gregos antigos que traziam a marca do tipo de organização social daquela sociedade, que tais reflexões não deixaram de brotar de certa experiência de um povo e de uma classe social. Esses enraizamentos