Ética
Podem-se dividir os valores em valores sensíveis e valores espirituais. * Valores sensíveis: Sensações de prazer e satisfação, como tudo aquilo que é apto a provocá-las (vestuário, comida, bebidas, etc.). À ética que apenas conhece estes valores chama-se geralmente hedonismo. Compreendem valores de utilidade, valores econômicos, valores vitais. * Valores espirituais: Imaterialidade que acompanha a sua perdurabilidade, como pela sua absoluta e incondicional validade. Compreende os valores lógicos (A função do conhecimento e o conteúdo do conhecimento).
Valores éticos e estéticos:
a)Só seres espirituais podem encarnar valores morais. Por isso o âmbito destes valores é relativamente restrito; muito mais, por exemplo, que o dos estéticos.
b) Os valores éticos aderem sempre a suportes reais. Também, por este lado, se distinguem dos valores estéticos, cujo suporte é constituído por algo de irreal, de mera aparência.
c) Os valores éticos têm o caráter de exigências e imperativos absolutos. Exigem que a consciência os atenda e os realize. E nisto se separam também dos estéticos que não impõem nenhuma exigência desta natureza, nem se nos impõem incondicionalmente.
d) Os valores éticos dirigem-se ao homem em geral, a todos os homens; são universais, a sua pretensão a serem realizados é universal. Os estéticos não estão neste caso, apenas dirigem o seu apelo a alguns homens, para que estes os realizem, e nem todos podem ser obrigados a dar-lhe acolhimento, a fazer arte, ou a cultivá-las de qualquer maneira.
e) Além disso, é, pode dizer-se, ilimitada também a exigência que os