Artigo
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
BRUNA GIOMBELLI
CAMILLE ELIS RITZMANN STRATMANN
MACLENE LOPES GOMES
MATHEUS MERLIN RAMÃO
SUZAN CAROLINE NOGOCEKE
TULIO RAIZZARO
CALDEIRA
CURITIBA
2013
BRUNA GIOMBELLI
CAMILLE ELIS RITZMANN STRATMANN
MACLENE LOPES GOMES
MATHEUS MERLIN RAMÃO
SUZAN CAROLINE NOGOCEKE
TULIO RAIZZARO
CALDEIRA
Relatório técnico apresentado na disciplina Laboratório de engenharia química do Curso de Graduação em Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente a 2a Parcial.
Orientador: Prof. Nei Almeida
Curitiba, Junho de 2013
SUMÁRIO
1 Introdução 3
2 Objetivos
2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos Específicos
3 Procedimento experimental
3.1 MATERIAIS
3.2 metodologia
3.2.1 Experimento 01
3.2.2 Experimento 02
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
5 CONCLUSÕES
Referências
ANEXO – MEMORIAL DE CÁLCULO
Introdução
Uma caldeira é composta de dois sistemas básicos separados. Um é o sistema vapor-água, também chamado de lado de água da caldeira, e o outro é o sistema combustível-ar-gás da combustão, também chamado de lado de fogo da caldeira (BEGA, 2003).
A entrada do sistema vapor-água ou lado de água de caldeira é a água. Esta água, que recebe o calor através de uma barreira de metal sólido, é aquecida, convertida em vapor e deixa o sistema na forma de vapor (BEGA, 2003).
As entradas do sistema combustível-ar-gás da combustão ou lado de fogo da caldeira são o combustível e o ar de combustão necessário à queima deste combustível.Neste sistema, o combustível e o ar de combustão são completa e cuidadosamente misturados, sendo em seguida queimados na câmara de combustão. A combustão converte energia química do combustível em energia térmica, ou seja, calor. Este calor é transferido para o sistema vapor-água, para a geração de vapor (BEGA, 2003).
1.1 TIPOS DE CALDEIRAS
Basicamente, existem dois