Kierkegaard
14/11/14 a16/11/14
As figuras estéticas em Kierkegaard – analisa obras e isso lhe dar condições de experimentar diversas modalidades de experiência do homem.
Kierkegaard só foi reconhecido um século após sua morte, está ele no grupo dos pensadores que só se tornaram conhecidos pós-morte.
Kierkegaard se depara com as dores de perda de seus familiares muito cedo, muitos de seus irmãos, inclusive sua mãe morreram muito cedo e a morte de seu melhor amigo, tudo isso desencadeou uma angustia muito grande do qual desenvolveu sua filosofia.
O CONCEITO 'EXISTENCIALISMO'
Existencialismo é uma corrente filosófica e literária que destaca a
liberdade
individual,
a responsabilidade
e
a
subjetividade. O existencialismo considera cada homem com um ser único que é mestre dos seus atos e do seu destino.
Algumas correntes dizem que a Essência precede a Existência - e outras Que a Existência precede a Essência.
Se a Essência precede a Existência - eu fico preso a um destino e por mais que eu faça não posso abandonar esse destino.
Se a Existência precede a Essência - eu tenho liberdade de ser e agir... de ir e de ficar... Isso me parece gostoso! Mas e aquela voz que vem do nada?
Que sussurra no ouvido? O que é? E a angustia? O Desespero? O medo? Pra que servem se não for para mostrar que alguma coisa está errada? E se tem alguma coisa errada na minha escolha não posso acreditar que tenho liberdade, pois se tenho liberdade devo pressupor que todas as escolhas deveriam ser certas.
Uma filosofia existencialista parte do pressuposto que a causa e o fim, se dá, no próprio objeto. Esse pensamento está fora do contexto atual, onde as
intenções quase nunca possuem suas utilidades nelas mesmas, normalmente uma intenção só se justifica em outra coisa, por exemplo, alguém que esteja estudando matemática no final de semana, está estudando para fazer uma prova... se faz a prova para passar de ano... passa de ano para