Mídia e o Padrão de Beleza
MÍDIA E O PADRÃO DE BELEZA
RESUMO
Visamos apresentar um projeto de pesquisa que se configura em trabalho de conclusão sobre mídia e o padrão de beleza.
Assim sendo que o papel dos meios de comunicação vem através dos tempos e da mídia moderna, construindo novos valores na sociedade capitalista, no mercado consumidor e no padrão de beleza.
Com a influência da mídia, não só as mulheres como homens também estão na busca frenética pela beleza perfeita, e tudo isso se deu com o cinema de Hollywood que ajudou a criar novos padrões de aparência.
Os programas de TV vêm cada vez mais dedicando espaço para apresentar novos produtos. O consumo gerado pela mídia foca cada vez mais os jovens e mulheres a comprarem produtos e assim obter na sociedade a beleza perfeita imposta pelo mercado. O consumismo desenfreado gerado pela mídia em geral foca principalmente adolescentes como alvos principais para as vendas, desenvolvendo modelos de roupas estereotipados, a indústria de cosméticos lançando a cada dia novos cremes e géis redutores para eliminar as “formas indesejáveis” do corpo e a indústria farmacêutica faturando alto com medicamentos que inibem o apetite.
INTRODUÇÃO
Vivemos em um mundo onde a beleza ganhou força e tornou-se quase que fundamental na vida das pessoas e principalmente na dos jovens. Jovens que na maioria das vezes, adaptam-se aos padrões de beleza que a sociedade e a mídia impõem, para sentirem-se bem consigo mesmo e serem valorizados nos grupos em que vivem.
A moda já passou por diversas revoluções e mesmo assim as mulheres continuam principalmentequerendo a busca pelo corpo perfeito, o corpo estabelecido como modelo em cada década. Um corpo perfeito, já foi um corpo sem curvas, com bastantes gorduras e celulites.
Com o passar dos anos, a magreza foi cada vez mais exigida por olhos críticos, em busca de um padrão de beleza de uma mulher mais magra e quase sempre com rosto