A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
Teófilo Otoni
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 6
CONCLUSÃO
REFERÊNCIA 8
9
1 Introdução
Este trabalho teve sua origem nas pesquisas das práticas pedagógicas e visita à Escola Estadual Frei Francisco para tirar dúvidas e anseios de prática pedagógica.
A prática pedagógica mais produtiva é aquela em que o educador prioriza o momento de transição, de crise paradigmática nas diversas áreas do conhecimento humano, mudando de postura do professor-formador, bem como exigindo um repensar crítico sobre a educação do país. É preciso que ele esteja imbuído de compromisso e responsabilidade, seja portador de competências e atitudes que o capacitem a ultrapassar obstáculos de toda ordem, principalmente os político-sócio-culturais, para a consecução de seu objetivo primeiro: a formação de profissionais para o exercício pleno de sua cidadania.
Seja qual for à perspectiva que a educação contemporânea tomar, uma educação voltada para o futuro será sempre uma educação contestadora, superadora dos limites impostos pelo Estado e pelo mercado, portanto, uma educação muito mais voltada para a transformação social do que para a transmissão cultural.
Na sociedade da informação, a escola deve servir de bússola para navegar nesse mar do conhecimento, superando a visão utilitarista de só oferecer informações “úteis” para a competitividade, para obter resultados. Deve oferecer uma formação geral na direção de uma educação integral. O que significa servir de bússola? Significa orientar criticamente, sobretudo as crianças e jovens, na busca de uma informação que os faça crescer e não embrutecer. A escola deixará de ser “lecionadora” para ser “gestora do conhecimento”. O professor nesse contexto deve ter em mente a necessidade