A ação pedagógica do professor em sala de aula
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
1 INTRODUÇÃO
Não é difícil encontrar no sistema escolar professores que afirmam que o aspecto primordial no ensino da matemática é a competência do professor em termos de seu conhecimento da matéria e que a capacitação pedagógica, reduzida à capacidade de transmitir o conteúdo matemático, tida como um dote natural pode ser incrementada através do aconselhamento e do exemplo. Nesta mesma via, num contexto mais geral, encontram-se professores que afirmam que para ensinar matemática, deve-se ir para sala de aula "vender seu peixe da melhor maneira possível".
Este discurso tende a passar a ideia de que as dificuldades do ensino de matemática resumem-se no preparo insuficiente do professor e que, para resolver, de vez, o problema deste ensino, bastaria uma boa formação matemática do professor. Tal concepção parece encontrar reforço num certo ponto de vista tido no sistema escolar segundo o qual "aprender matemática é uma questão de talento", distinguindo a priori os alunos que dispõem dos pré-requisitos para a aquisição dos conhecimentos ministrados.
Preocupações acerca desse possível modo de pensar a sala de aula de Matemática orientou, de certo modo, nossa Dissertação (SILVA, 1993), que buscou por professores com efetiva vivência (experiência) em pesquisa matemática e ligados ao cotidiano da sala de aula enquanto docentes.
Essas características definem o que entendemos, aqui, por professor-pesquisador em Matemática, elemento fundamental dessa investigação.
2 DESENVOLVIMENTO
Em uma escola no interior de Goiás, na cidade de Morrinhos, foi realizada uma visita visando pesquisar e conhecer práticas pedagógicas realizadas por seus professores, e para saber quais foram os resultados positivos na atuação do professor