A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
CONCLUSÃO 8
INTRODUÇÃO
Aquele que escolhe como profissão ser professor, precisa estar comprometido com o resultado final de seu trabalho, sabendo-o como parte importante e imprescindível na construção do indivíduo.
O professor deve reconhecer que existem diferentes níveis de independência e que os alunos saibam usar essa independência para construir o seu olhar. Há que se adequar o ensino à necessidade e ao meio em que vivem os alunos, já que a educação não pode ser um processo técnico-científico com inúmeras verdades, mas sim um processo de criação e construção do saber dentro de uma realidade coletiva e individual. É função do ensino o desenvolvimento da capacidade de pensar e a aquisição de instrumentos necessários à ação.
Somente conhecendo os interesses e necessidades dos seus alunos é que os professores podem criar situações de ensino que atendam às características de aprendizagem dos estudantes, e que garantam a eficácia do seu papel de educador, buscando variar constantemente as suas técnicas/métodos de ensino visando atender aos diferentes estilos de aprendizagem e, ainda, ser sensível às diferenças e respeitando as individualidades dos alunos. É imprescindível que o educador se afaste do conceito da palavra aluno, sem luz, vendo-o com uma tábua rasa, sem qualquer conhecimento ou bagagem cultural, social.
Este estudo objetivou a observa e compreender como acontecia o ensino nas salas de aulas e como pode acontecer hoje. As formas como o professor pode transmitir o conhecimento de maneira que o aluno possa absorve o Maximo possível. A dinâmica como são elaboradas as aulas para melhor entendimento, os recursos utilizados nesse processo entre outras coisas. Trata também da importância do docente para quebrar os paradigmas que ainda existem no “modelo de escola”. Assim, traçando novos rumos,