A aviação brasileira na primeira guerra mundial
Valterian Braga Mendonça
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama da aviação militar brasileira à época da Primeira Guerra Mundial ressaltando a participação de pilotos nacionais em ações de patrulhamento no Mar do Norte, como membros da Royal Air Force. A pesquisa teve como marco inicial o ano de 1916, em plena Grande Guerra da Europa, quando a Marinha do Brasil criou a Escola de Aviação Naval na Ilha das Enxadas, na Baía da Guanabara (cidade do Rio de Janeiro). O quadro temporal se fecha logo após o término da guerra, em 1919, quando o Exército Brasileiro criou sua Escola de Aviação do Campo dos Afonsos (nos arredores da cidade do Rio de Janeiro).
A pesquisa, de natureza historiográfica, com delineamento bibliográfico e documental, pautado em consulta a fontes primárias e secundárias, ressalta particularidades pouco conhecidas das atividades do grupo de aviadores brasileiros em treinamento e operações na Europa, durante a Primeira Guerra Mundial, e destaca o impulso que este fato histórico trouxe ao desenvolvimento da aviação militar no Brasil.
O problema que se levanta é ponderar a assertiva de que, durante a Primeira Guerra Mundial, “(...) a participação brasileira, no que diz respeito à aviação, foi apenas uma ficção impressa nos documentos oficiais”.
Palavras-chave: 1. Primeira Guerra Mundial. 2. História Militar do Brasil. 3. História da Aviação Militar.
ABSTRACT
The object of this article is to present an overview of the Brazilian Military Aviation during the First World War, concentrating on their participation in the British Royal Air Force on air patrol over the North Sea. This research begins in the year 1916, with the foundation of the Escola de Aviação Naval da Marinha do Brasil (Brazilian Naval Aviation School), in Ilha das Enxadas (Guanabara Bay, Rio de Janeiro City). The timeframe ends in 1919, just after the end of World War One, when