A avaliação na educação infantil em uma escola pública
1 INTRODUÇÃO 6
2 A EDUCAÇÃO INFANITL E SEUS PROCESSOS AVALIATIVOS 10
3 METODOLOGIA 19
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS 28
APÊNDICES – QUESTIONÁRIO PARA SUPERVISORA 30
APÊNDICES – QUESTIONÁRIO PARA PROFESSORES 31
APÊNDICES – QUESTIONÁRIO PARA GESTORES
1 Introdução
Este Trabalho fez parte de uma pesquisa realizada sobre a Avaliação na Educação Infantil em uma escola pública.
A avaliação sempre esteve no cotidiano de cada um, de maneira espontânea ou informal. Com grande intensidade e com significados particulares, esteve incorporada no cotidiano dos professores e estudantes de forma tão intensa, que foi considerada um patrimônio das instituições educativas.
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, em seu caráter formativo teve a função de construir inúmeros elementos para o desenvolvimento da criança de zero a cinco anos.
As instituições educativas e os educadores que trabalharam com esta modalidade de educação, tiveram de conhecer e compreender os diferentes fatores que contribuíram para o pleno desenvolvimento das crianças. Então a avaliação surgiu como um subsídio para que o professor compreendesse melhor o desenvolvimento da criança, acompanhando gradativamente o seu crescimento cognitivo, social e afetivo, observando e registrando todas as etapas percorridas. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional deixa bem claro que na Educação Infantil a avaliação não tem o objetivo de promoção e que deve ser realizada mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança. Baseando-se nisto foi que se iniciou a pesquisa.
Pois sabendo que as escolas de nosso município têm diferentes procedimentos para avaliar seus alunos, buscou-se verificar de que forma era realizada a avaliação em uma determinada Escola de educação Infantil da rede pública municipal.
A análise das diferentes formas de avaliar foi buscada através de: • Comparações dos diferentes instrumentos de avaliação utilizados pelos professores