Partidas elétricas
A finalidade desse projeto é analisar três possíveis tipos de partidas utilizadas em bombas centrifuga, são elas: Estrela–triângulo, Soft Starter e Inversor de frequência. Para isso, apresentaremos no trabalho o princípio de funcionamento das bombas centrífuga, bem como o processo que ocorre em cada partida.
Temos como meta, obter um comparativo de custos das três partidas citando exemplos em bombas centrífuga de 5cv e 50cv, listando os componentes necessários para que possa ocorrer a partida.
Contudo, a finalidade deste projeto é saber o porquê da escolha de um método de partida, oque mais irá influenciar na escolha do acionamento para atender um possível cliente, sua bomba e a aplicação que será definida, através da relação entre custos e benefícios que estarão ligados ao processo.
OBJETIVO
Este projeto tem como objetivo analisar três possíveis tipos de partidas utilizadas em bombas centrífuga são elas: Estrela–triângulo, Soft Starter e Inversor de frequência. Para isso, apresentaremos no trabalho o princípio de funcionamento das bombas centrífuga, bem como o processo que ocorre em cada partida.
1. BOMBAS CENTRIFUGA
1.1 Conceito de Bomba
Bomba é um equipamento que transfere energia de uma determinada fonte para um líquido, em consequência do que, este líquido pode deslocar-se de um ponto para outro, inclusive vencer desnível.
As bombas de uma maneira geral devem apresentar as seguintes características principais:
Resistência: estruturalmente adequadas para resistir aos esforços provenientes da operação (pressão, erosão, mecânicos).
Facilidade de operação: adaptáveis as mais usuais fontes de energia e que apresentem manutenção simplificada.
Alto rendimento: transforme a energia com o mínimo de perdas.
Economia: custos de aquisição e operação compatíveis com as condições de mercado.
1.2 – Conceito de Bomba Centrífuga
É aquela que desenvolve a transformação de energia através do emprego de forças centrifugas.