Partidas Eletricas Eletronicas
Eletricidade
Partidas elétricas e eletrônicas
A representação dos circuitos de comando de motores elétricos é feita normalmente através de dois diagramas: Diagrama de força: representa a forma de alimentação do motor à fonte de energia;
Diagrama de comando: representa a lógica de operação do motor.
Em ambos os diagramas são encontrados elementos (dispositivos) responsáveis pelo comando, proteção, regulação e sinalização do sistema de acionamento.
Entendendo a lógica de comando
A lógica de comando, ou lógica de funcionamento, é o sistema interativo de um ou mais interruptores ou contatos, que tem por objetivo o acionamento de um equipamento elétrico, ou seja, é a análise detalha de cada função do circuito. Vamos a um exemplo simplificado:
Seqüência operacional
Ao ser acionada, a botoeira B1 energiza-se a bobina do contator K1 que, por sua vez fecha seus contatos principais (NA) ligando as lâmpadas. Retirando a pressão sobre a botoeira, desenergiza-se a bobina do contator e os contatos voltam a posição normalmente aberta.
Ligação ilustrativa
Entendendo contatos
Contator
A1 = entrada de energia da bobina
A2 = Saída de energia da bobina
1 = entrada R
2 = saída R
3 = entrada S
4 = saída S
5 = entrada T
6 = saída T
Partidas elétricas – eletrônicas – Autor: Clodoaldo Silva - Versão: 25Fev2006
1
Clube da eletrônica
Eletricidade
Lembre-se que este esquema é meramente ilustrativo. Tem a finalidade de ajudar na primeira montagem, você deve identificar e montar tendo em mãos somente o esquema elétrico.
O circuito selo
No circuito acima quando pressionamos a botoeira B1, as lâmpadas acendem e quando retiramos a pressão exercida sobre a botoeira ela volta a posição normalmente aberta, e as lâmpadas apagam, ou seja, devemos colocar algo a mais em nossa ligação para que as lâmpadas permaneçam ligadas. A esse algo a mais damos o nome de selo. Vejamos:
O selo nada mais é que um contato NA em paralelo com o botão liga, também NA.
Seqüência operacional
Ao