TRABALHO CARDEAL
ATIVIDADE NO PORTFÓLIO
PROJETO FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS
DAVID MICHEL DE OLIVEIRA
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO/2013
SUMÁRIO
CÉLULA – CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO 3
COMPOSIÇÃO TECIDUAL 6
TECIDOS 8
IMPORTÂNCIA DO METABOLISMO CELULAR E A FUNÇÃO DOS TECIDOS NAS PROVAS DE MARATONA 18
CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS 21
Atividade Física: Corrida de Fundo – Maratona
Primeiro Etapa
CÉLULA – CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO
De acordo com Sano e Mori (2012) as células são formadas basicamente por uma membrana plasmática, separando-a do ambiente externo, por uma substância gelatinosa denominada citoplasma, onde estão localizadas as organelas, por uma membrana nuclear onde dentro está contido o material genético. As membranas plasmáticas são estruturas dinâmicas, fluidas, e a maior parte de suas moléculas são capazes de mover. É fundamental reconhecera função da membrana celular, já que toda a passagem de substâncias são reguladas. Conforme coloca Bacchi (2013) a função da membrana é selecionar e regular a entrada e saída de diversas substancias através de vários mecanismos de transporte. A figura 01 ilustra a estrutura da membrana plasmática.
Figura 01 – Estrutura da Membrana Plasmática
Fonte: Bacchi (2013). As células são responsáveis por toda a formação dos tecidos humanas, é compartimentada, possuindo endomembranas que são responsáveis pela formação de diversas organelas citoplasmáticas, que são responsáveis por uma serie de funções fundamentais para a vida, sendo estas:
Retículo Endoplásmático –
De acordo com Sano e Mori (2012) o retículo é formado por canais em forma de tubos achatados delimitados por membranas lipoprotéicas semelhantes à membrana Plasmática. Também pode ser considerado rugoso quando possui ribossomos aderidos a sua superfície. Esta organela é responsável pela circulação intracelular