Pratica Determina o de cloreto
Técnico em Química Integrado – Turmas IA e IB
DETERMINAÇÃO DE CLORETO PELO MÉTODO DE MOHR
Nome:________________________________________________________________ 1º Ano – 4º Bimestre
Professora: Camila Nunes Data: ____/____/_____
1. INTRODUÇÃO
O cloro, na forma de íon cloreto (Cℓ-), é um dos principais ânions inorgânicos em águas naturais e residuárias. Em água potável, o sabor produzido pelo íon Cℓ- varia em função da sua concentração, como também da composição química da água. Assim, águas contendo 250 mg Cℓ-/L podem ter um sabor salino detectável, se o cátion que propicia o equilíbrio iônico da solução for o sódio (Na+). Enquanto que, no caso do cátion predominante for cálcio ou magnésio, o gosto salino pode ser perceptível somente a concentração de cloreto acima de 1000 ppm.
O método utilizado para quantificação dos íons cloreto será o Argentimétrico com detecção visual do ponto de equivalência. Este procedimento é também conhecido como Método de Mohr, para determinação de cloretos e brometos. Esse método baseia-se em titular uma solução que contenha cloreto por uma solução-padrão de nitrato de prata (padrão primário), usando solução de cromato de potássio como indicador. O ponto final da titulação é identificado quando todos os íons Ag+ tiverem se depositado sob a forma de AgCℓ, logo em seguida haverá a precipitação de cromato de prata (Ag2CrO4) de coloração laranja-avermelhado, pois, o cromato de prata é mais solúvel que o cloreto de prata.
2. OBJETIVOS
Os objetivos desta prática são determinar a concentração de cloretos em uma solução, identificar o ponto de viragem e interpretar os resultados.
3. METODOLOGIA
1) Certificar-se que a bureta esteja limpa e lavada com solução de AgNO3 antes de preenchê-la com a solução que será usada na titulação. Verificar se não há vazamento na bureta. Preencha com a solução, verifique se não há bolhas (se houver,