PARTIDA ESTRELA TRI NGULO
DISCIPLINA: AUTOMATIZAÇÃO DE SISTEMAS MECÂNICOS
PROFESSOR: LEONARDO SANTOS AZEVEDO
PARTIDA ESTRELA TRIÂNGULO
GRUPO:
ANDRÉ PACHECO DA FONTE
DANILO FERNANDES SILVA
MARCIO SCHIAVINATO
OSWALDO ARAGÃO
VANIA EVELYN BARBARETO DE OLIVEIRA
LEONARDO H. B. MENDES
RIO DE JANEIRO
2º Sem/2014
DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Neste experimento trataremos sobre a mais usual das partidas indiretas de motor elétrico trifásico, a “Partida Estrela Triângulo”. Como o próprio nome já diz, este sistema realizará uma partida do motor trifásico em um fechamento estrela e após alguns segundos conduz o motor ao fechamento triângulo, vale lembrar que o intuito desta e de qualquer uma das partidas indiretas é reduzir a corrente elétrica no instante da partida (arranque) do motor elétrico trifásico com caixa de ligação de no mínimo seis terminais de conexão, pois o fechamento das bobinas será realizado com auxilio dos contatores que compõe o sistema da partida estrela triângulo.
ATENÇÃO
⇨
Vale lembrar que todo esforço em reduzir a corrente de partida produz um “sintoma” de diminuição do torque no motor, logo, por mais que aparente ser simples, a partida estrela triângulo deve ser aplicada corretamente em casos já previamente estudado para que não ocorra problemas no start-up do projeto
CARACTERÍSTICAS
Como toda e qualquer partida indireta, a Partida Estrela Triângulo proporciona a redução da corrente elétrica do motor elétrico trifásico fazendo uso da estrutura física dos enrolamentos (Bobinas) do motor, ou seja, realiza a partida em dois estágios, para isto o motor deve possuir no mínimo seis terminais em sua caixa de ligação, isto significa que este motor possibilitará seu fechamento para receber até dois níveis de tensão (220V e 380V).
A partida estrela triângulo consiste na alimentação do motor com redução de tensão nas bobinas, durante a partida. Assim, as bobinas do motor recebem somente 58% (1 ÷ √3)