A avaliação da capacidade aeróbia em jogadores de futebol de campo de alto nível
Características do futebol quanto à demanda fisiológica:
O futebol é um exercício intermitente de alta intensidade (Ekblom, 1986), e a execução das ações de alta e baixa intensidade varia de acordo com o estilo individual, funções determinadas e posição específica dos atletas dentro do jogo (Ekblom 1986).
De acordo com Medelli (1985), o perfil fisiológico de um atleta de futebol corresponde ao de um indivíduo com uma capacidade aeróbia elevada, uma alta velocidade de contração muscular e um ótimo desempenho de força.
Sistema de produção de energia Anaeróbia Lática:
Segundo Feldman (1978), esse sistema é utilizado pelo atleta de futebol, quando este realiza esforços de alta intensidade e de curta duração.
Definição da capacidade aeróbia:
Segundo Weineck (1989), capacidade aeróbia pode ser entendida como a capacidade psicofísica de tolerância á fadiga, sob o aspecto do metabolismo muscular em sobrecarga de longa duração, bem como a capacidade de uma rápida recuperação após estas sobrecargas. Fatores determinantes da capacidade aeróbia e suas adaptações ao treinamento específico:
São determinantes para o desenvolvimento das qualidades físicas:
O nível inicial de aptidão, o sexo, a idade, a hereditariedade, a intensidade, a duração, a freqüência e o tipo de treinamento.
Outros fatores que podem influenciar diretamente o desempenho dos atletas são fatores ambientais como altitude, temperatura, clima, e horário da realização do exercício físico.
O treinamento da capacidade aeróbia normalmente acarreta as seguintes adaptações fisiológicas periféricas (Weineck 2000):
Aumento da atividade de enzimas oxidativas.
Aumento do nível de capilarização das fibras musculares.
Além das adaptações citadas, Weineck ainda menciona importantes fatores cardiovasculares que se modificam