Analise antropometica
O futebol é um esporte tradicional em nosso país, responsável por amenizar muitos sofrimentos. O Brasil sofre muito com problemas relacionados à educação, saúde, moradia e, através desse esporte, os povos se unem e esquecem as angústias do dia-dia. Quando se investe mais em esporte, tem-se a certeza de que a população é mais sadia, o esporte beneficia todos os cidadãos praticantes com uma vida saudável (ROMERO, 2005).
Sabe-se que hoje milhares de pessoas do mundo são apaixonadas pelo futebol. Em qualquer lugar do mundo que se vai há pessoas jogando bola, seja na rua, no campo, na quadra, em um terreno baldio, ou seja, as pessoas não escolhem um lugar ideal, pois o prazer para essas pessoas é praticar o esporte, seja onde for (UNZELTE, 2009).
O futebol, a cada dia que passa, vem se modernizando mais, e com isso surgem novas exigências, e uma delas são as características antropométricas (estatura, massa corporal, e composição corporal) dos atletas, visando então o alto rendimento do atleta dentro da equipe (PRADO et al., 2006).
A composição corporal é importante no condicionamento físico do futebolista, já que a gordura corporal elevada representa desgaste maior para seus deslocamentos e ações. Então, é preciso que o jogador de futebol busque uma composição corporal próxima da adequada, a fim de melhorar o seu desempenho em uma partida de futebol (NOBRE et al., 2009).
Sabe-se que no futebol atual e moderno, massa corporal e estatura são parâmetros importantíssimos para definir em qual posição o atleta irá jogar. A massa corporal também pode influenciar muito no desempenho de um atleta dentro de uma partida de futebol. Por exemplo, jogadores que atuam nas laterais, são atletas que devem apresentar uma maior resistência aeróbica. A todo o momento eles estão se movimentando, sendo no ataque ou na defesa. Sabe-se também que os zagueiros do futebol atual apresentam uma maior estatura quando comparada