A Avaliação como processo de construção do conhecimento
A AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
DELIMITAÇÃO DO TEMA: A Avaliação como instrumento significativo na construção da aprendizagem e na formação de crianças das Séries Iniciais do Ensino Fundamental numa Escola da Rede Estadual no Município de Ribeirão das Neves.
O presente trabalho, baseado na linha de pesquisa planejamento e avaliação, tem por problemática analisar a importância e a necessidade de avaliar os alunos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola da Rede Estadual no Município de Ribeirão das Neves, enfatizando as estratégias que auxiliam no desenvolvimento cognitivo do aluno no processo de construção do conhecimento.
A avaliação mede o nível de aprendizagem de cada aluno e também busca identificar possíveis problemas no método de ensino. Isto quer dizer que ela não serve apenas para aprovar ou reprovar: a avaliação deve detectar as facilidades e as dificuldades de aprendizagem que possam ser acompanhadas em longo prazo. Mas para que isso aconteça, ela precisa ser significativa para o educando e diagnóstica para o educador.
Pensando em romper a idéia de avaliação como medida e controle e de que serve apenas como verificação, surge o questionamento: como a avaliação pode contribuir significamente na construção da aprendizagem e na formação de uma consciência crítica do cidadão?
É necessário que se considere a avaliação como um dos meios de provocar e criar condições para que se desenvolva nos alunos e nos professores uma atitude de reflexão crítica, comprometida com a ação.
Havendo um propósito educativo com objetivos e conteúdos adequados às necessidades e a realidade dos alunos, oportunizando uma aprendizagem que tenha sentido e significado, de certa forma as avaliações serão menos complexas e terá a possibilidade de serem percebidas pelos alunos como fator colaborativo em seu desenvolvimento.
Nesse raciocínio o objetivo geral