tubo digestivo
Os alimentos dividem-se em três categorias principais: carboidratos, proteínas e gorduras: carboidratos são constituídos de monossacarídeos, unidade básica do carboidrato; proteínas são aglomerados de aminoácidos (unidade básica das proteínas) e as gorduras são constituídas de ácidos graxos e glicerol.
O sistema GI digere macromoléculas em unidades absorventes usando uma combinação de degradação mecânica e enzimática. A mastigação e a agitação gástrica produzem pedaços menores de alimento com mais área de superfície exposta ás enzimas digestórias. A bile, a complexa mistura química secretada pelo fígado, serve a um propósito similar por dispensar os lipídios. A maior parte da absorção acontece no intestino delgado, com a absorção adicional de água e íons do intestino grosso. A área de superfície do intestino é aumentada devido à presença de vilosidades que facilitam o processo de absorção de nutrientes.
Segundo o documentário muito além do peso, cerca da metade das calorias que ingerimos diariamente está na forma de carboidratos, principalmente o amido e a sacarose. O documentário relata diversas crianças em diferentes faixas etárias que tem problemas relacionados a sobrepeso e consequentemente doenças como diabetes e hipertensão devido ao fator preponderante da obesidade.
O transporte intestinal de carboidratos é restrito aos monossacarídeos, o que significa que todos os carboidratos complexos e dissacarídeos precisam ser digeridos para serem absorvidos. No documentário, crianças são particulamente vulneráveis aos apelos para o consumo de alimentos de má qualidade nutritiva, ou seja, o problema da obesidade está ligado à forma como nosso corpo digere o amido encontrado em alimentos ricos em carboidratos. Quando nos