tubo digestivo
• ESOFAGO: É um órgão constituído de tecido muscular e conjuntivo, sendo rico em vasos sanguíneos e glândulas mucosas. Estas últimas atuam contra organismos e particular estranhas externas. O esôfago exerce função relativa ao sistema digestório, sendo seu componente mais estreito. Localizado em frente à coluna vertebral, e também entre a laringofaringe e o estomago; conduz o alimento até este ultimo. Assim como ele e o intestino, executa movimentos peristálticos na presença do alimento, facilitando tal trajeto, que dura aproximadamente cinco segundos, dependendo da consistência dele.
É dividido anatomicamente em três regiões. A primeira, a cervival, possui aproximadamente quatro centímetros, e tem contato direto com a traqueia. É predominantemente constituída de músculo estriado esquelético.
A segunda região é torácica, tem cerca de 18cm, e segue a traqueia e a coluna vertebral, atrás do brônquio esquerdo. É predominantemente formada por músculo liso, tal como a porção abdominal. Essa última, de mais ou menos três centímetros, se encontra sobre o diafragma, e desemboca no estomago.
Possui nas duas extremidades estruturas musculares que controlam a abertura destes canais. A primeira, o esfíncter esofágico superior, se abre quando o alimento chega à faringe. Já o esfíncter esofágico inferior, quando este se aproxima da transição entre o esôfago e estomago. São os esfíncteres que impedem o refluxo alimentar, sendo que, quando isso ocorre, a sensação de queimação se dá em consequência dos componentes ácidos do estomago.
• ESTOMAGO: É um órgão do tubo digestivo, caracteriza-se por ser um segmento dilatado, situado na cavidade abdominal, abaixo do diafragma, vindo logo após o esôfago e anteriormente ao duodeno. Ele exerce funções endócrinas e exócrinas, digerindo os alimentos e secretando hormônios. Suas principais funções são continuar a digestão de carboidratos que foi iniciado na boca através da adição de um fluido acido ao alimento