a assistência de enfermagem ao paciente queimado
A enfermagem é a ciência e a arte de prestar cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de forma geral e holística, desenvolvendo de forma autónoma ou em equipa a actividades de promoção, protecção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde.
Nos últimos anos, o conhecimento médico e as técnicas cirúrgicas para tratamento de queimados evoluíram muito, permitindo um aumento significativo da sobrevida deste doente, o efeito imediato destes avanços foi o reconhecimento da crescente necessidade de abordagens da queimadura sob uma ótica multidisciplinar. Assim, os esforços para integrar prevenção primária, tratamento na fase aguda, cuidados para limitar sequelas funcionais e estéticas e suporte psicológico são essenciais para a plena reintegração do queimado ao seu meio social 1.
Objectivo deste estudo consisti em identificar e analisar a assistência de enfermagem ao paciente queimado. Descrevendo algumas das condutas e cuidados, frequentemente realizados pelo enfermeiro. Todos os cuidados estabelecidos têm por finalidade diminuir os riscos de complicações e sequelas, ajudando na melhora do doente. Além disso, foi possível compreender a necessidade de assistência adequada e contínua, e como isso pode contribuir efetivamente no processo de cura e reabilitação do paciente
Toda e qualquer assistência de enfermagem não deve se prender apenas em executar a técnica adequada, realizar as acções que foram prescritas, entre outros, pois é de fundamental oferecer apoio psicológico ao doente e seus familiares, ajudando-os a compreender sua situação actual, e aceitar algumas alterações que poderá vivenciar devido o trauma. Para a realização desse trabalho usamos as seguintes metodologias: Investigativa para a recolha de informação, Matemáticos, estatísticos para achar as percentagens, e pesquisa de campo.
Neste trabalho analisaremos a assistência de enfermagem ao paciente queimado no HGL, considerando que o estudo poderá servir de