Sensibilização de Enfermagem
Conceito de queimadura
As queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Atuam nos tecidos de revestimento do corpo humano, determinando destruição parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas como tecidas celular subcutânea, músculos, tendões e ossos.
Os principais agentes causais de queimaduras são:
· Líquidos superaquecidos
· Combustível Chama direta
· Superfície superaquecida
· Eletricidade
· Agentes químicos
· Agentes radioativos
· Radiação solar
· Frio
· Fogos de artifícios Os sintomas das queimaduras variam segundo o seu grau.
- As queimaduras de primeiro grau levam ao surgimento de uma vermelhidão na pele (que se torna branca quando pressionada) e uma desidratação leve. Em certos casos, elas podem provocar febre baixa. No caso de uma queimadura de primeiro grau apenas as camadas externas da pele são afetadas.
- As queimaduras de segundo grau levam ao aparecimento de “flictenas” (inchaços ou bolhas), contendo um líquido amarelo claro, e vermelhidão na pele (que se torna branca quando pressionada). Quando a queimadura é profunda, ela provoca um choque cardiovascular e uma queda de pressão, portanto consulte rapidamente um médico, se for o caso. Estas queimaduras são geralmente causadas por contato com uma panela fervente, um ferro de passar roupa ou água em ebulição.
- As queimaduras de terceiro grau são muito profundas, consequentemente, elas podem destruir os músculos e os tendões, e até prejudicar os ossos. A sua cor é geralmente branca e não muda quando pressionada. Nesses casos extremos, estas queimaduras podem levar um indivíduo à morte, sobretudo se este for uma criança ou uma pessoa idosa, portanto consulte imediatamente um médico.
Tratamentos de queimadura de primeiro grau e queimadura de segundo grau quando forem